UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Terça, 19 de novembro de 2019
institucional
HILÉIA - REVISTA DE DIREITO AMBIENTAL DA AMAZÔNIA
LIVROS PUBLICADOS
notícias

Terça, 01 de Outubro de 2019, 14h39
PPGDA REALIZOU I CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MINERAÇÃO NA AM
O PPGDA - Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas realizou entre os dias 17 e 19 de setembro de 2019 no Município de Humaitá/AM, o I Congresso Brasileiro sobre os Impactos Socioambientais da Mineração na Amazônia. O evento científico teve como objetivo reunir profissionais e especialistas em Direito,para disseminação de conhecimento e incentivo à pesquisa sobre o tema. Buscou-se também uma visão transdisciplinar da questão central, através da participação ativa de especialistas em diversas áreas do conhecimento, tais como Geografia, História, Pedagogia, Economia, Contabilidade, Engenharias, Biologia, Medicina, Ecologia, Produção Pesqueira e Turismo.
O evento foi promovido em colaboração com os Programas de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia ¿ Edital nº. 21/2018)da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ¿ CAPES.
Foi fundamental o apoio recebido das direções dos Núcleos de Ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas e da Universidade Federal do Amazonas em Humaitá, que ofereceram todo o suporte logístico para a realização do evento, assim como, merece ser destacada também, a participação ativa dos docentes e discentes destes núcleos, que contribuíram com a apresentação de palestras e submissão de artigos científicos dando uma rica visão transdisciplinar para a questão central discutida durante o congresso.Diante da complexidade do tema, o diálogo plural entre as diversas áreas do conhecimentofoiessencial para a discussão do estado atual, desafios e melhores práticas para a mineração na Amazônia e seus impactos socioambientais.
Houve, ademais, momentos de ricas trocas de experiências vivenciadas em outros países. Por um lado, a Palestra ¿Desafíos de Colombia en la lucha contra el Mercurio y la Minería Ilegal¿, proferida pela Profª. Drª. Carolina Montes Cortés da Universidad Externado/Colômbia, expôs a estrutura legal e institucional colombiana para o enfrentamento da questão da mineração ilegal e a apostaem estratégias de aproximação e conscientização das populações envolvidas com a atividade mineradora naquele país. Por outro lado, oartigo apresentado pelo mestrando em Ciências Ambientais (PPGCA - IEAA/UFAM em Humaitá) Reinato Xavier sob a orientação do Prof. Dr. Renato Abreu Lima acerca do ¿Impacto da Exploração Mineira em Benga na Vila de Moatize ¿ Província de Tete ¿ Moçambique¿ contribuiu para as reflexões sobrea importância do fortalecimento dos órgãos de controle ambiental para o combate de práticas transnacionais violadoras de direitos humanos e degradadoras do meio ambiente.
Destacamos, por fim, a expressiva participação de estudantes e professores dos cursos de graduação em Agroecologia e Mineração do Núcleo de Novo Aripuanã da Universidade do Estado do Amazonas, que com grande esforço pessoal e apoio local, se fizeram presentes durante todo o evento, o que representou o coroamento de todos os esforços envidados para a realização deste congresso fora da sede do PPGDA, por termos cumprido sua finalidade maior, qual seja, a aproximação e aprendizado recíproco com as comunidades acadêmicas locais.
Os resultados do congresso serão publicados em formato de livro.
Para mais informações, consulte a página do evento em https://www.even3.com.br/dhehg

LISTA DE IMAGENS ASSOCIADAS
  • FOTO
  • FOTO
  • Apoio Capes
    Apoio FAPEAM
    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
    HILÉIA - REVISTA DE DIREITO AMBIENTAL DA AMAZÔNIA
    Periódicos da CAPES
    Biblioteca Digital
    Revista Brasleira de Pós-Graduação
    Curriculo Lattes
    Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
    Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito
    © Governo do Amazonas. Todos os direitos reservados.