UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA - PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
institucional
Titulação
> INGRESSO 2015
- - DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
NÚBIA MARIA DE MENEZES LEÃO
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DA DISCIPLINA FÍSICA NO
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA
CIDADE DE MANAUS
> INGRESSO 2014
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
DANIEL LUIZ DOS SANTOS BATISTA
EM PROCESSO
DENIS DE OLIVEIRA SILVA
EM PROCESSO
ELIZÂNGELA DA ROCHA MOTA
EM PROCESSO
GLAUCIANE SOUSA DA SILVA
EM PROCESSO
JEANE TORRES DA SILVA
EM PROCESSO
LUANA MONTEIRO DA COSTA
EM PROCESSO
MARLY SATIMI SHIMADA
EM PROCESSO
ORLEYLSON CUNHA GOMES
ABORDAGEM CTS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES PARA AS DIRETRIZES DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA
PAUL DO CARMO DA SILVA MARTINS
EM PROCESSO
REGINA LUCIA DE SOUZA VASCONCELLOS
EM PROCESSO
SALATIEL DA ROCHA GOMES
EM PROCESSO
SANDRA OLIVEIRA DE ALMEIDA
EM PROCESSO
SUHELLEN MARTINS DA SILVA
EM PROCESSO
VALDENI LIBÓRIO DE CASTRO
EM PROCESSO
> INGRESSO 2013
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ALBERTO DE SOUZA BEZERRA
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DAS ESTRATÉGIAS DO PLANO DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR DE 2011 A 2013 DO POE /CAPES /UEA.
ALINE CRISTINA OLIVEIRA DAS NEVES
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO AMAZONAS: uma análise das matérias de capa da revista Amazonas faz Ciência
ANDREA GARCIA DE QUEIROZ
EM PROCESSO
ANNE KARYNNE ALMEIDA CASTELO BRANCO
O PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA: FASES DA
DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
CLODOALDO PIRES ARAÚJO
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA
DEBÓRA DE SOUZA
A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM O JARDIM BOTÂNICO: um espaço para
Ciência
DENISE MEDIM DA MOTA
A SALA INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM NO PROJETO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/ CAPES/UEA: OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
ELISEU DA SILVA SOUSA
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA NO
CESP/UEA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO
ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA
EM PROCESSO
FRANCINALDO MENDES NOGUEIRA
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM AS CRIANÇAS PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
GYANNE KAROL SANTANA LEAL
O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS: Um estudo com crianças ribeirinhas
JOSÉ CAVALCANTE LACERDA JUNIOR
DAS IMAGENS DAS CRIANÇAS ÀS IMAGENS DE CIÊNCIAS: O ENCONTRO DA INFÂNCIA COM A CULTURA CIENTÍFICA
MANOEL FERNANDES BRAZ RENDEIRO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO FAVORECIMENTO DO APRENDIZADO DE
MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, NO PROJETO PRESENCIAL E MEDIADO POR
TECNOLOGIA DA SEDUC/AM
MARIA DO PERPETUO SOCORRO BANDEIRA MORAIS
A DISCIPLINA MATEMÁTICA A PARTIR DA VISÃO CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARIA VARCILENE DE SOUZA
OS SABERES TRADICIONAIS LOCAIS COMO POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PEDRO REIS FERREIRA EM PARINTINS/AM
MARILDA PICANÇO LOPES
O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS: BUSCANDO A DINÂMICA DO SABER EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS
MONICA SILVA AIKAWA
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
RAIMUNDO NONATO DE ALENCAR
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS POR MEIO DA
MÚSICA E ELEMENTOS SONOROS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
RÁINE LUIZ DE JESUS
O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE MAQUETES DIDÁTICAS DE ESTRUTURAS MOLECULARES A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS
VIRGÍNIA FRANÇA PEREIRA
EM PROCESSO
WENDERSON CRUZ DA SILVA
EM PROCESSO
> INGRESSO 2012
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ANA CLÁUDIA MAQUINÉ DUTRA
CONTRIBUIÇÃO DO VÍDEO COMO LINGUAGEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CÍNTIA EMANUELLY DE O. RAMOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PÚBLICO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUSEU DA AMAZÔNIA (MUSA)
DANIELLE PORTELA DE ALMEIDA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O USO DOS QUELÔNIOS COMO TEMA FACILITADOR
DERLEI MARIA C. DE MACEDO
AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE MANAUS
EDILSON MORAIS E SILVA
O JOGO COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR NO PROJETO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA
ELIENE DE FREITAS PASSOS
AS PEGADAS DAS CRIANÇAS NAS TRILHAS DO BOSQUE DA CIÊNCIA: ESTUDO SOBRE A VIVÊNCIA DAS CRIANÇAS NA VISITA A UM ESPAÇO NÃO FORMAL
EVANILDA FIGUEIRDEDO G. DE SOUZA
EM PROCESSO
HILÉIA MONTEIRO MACIEL
O POTENCIAL PEDAGÓGICO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DA CIDADE DE MANAUS
ILIANE MARGARETE GHEDIN
AS AULAS DE CAMPO EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)
JANECLEY MARTINS SILVA
EM PROCESSO
LEILA MÁRCIA GHEDIN
A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO UM CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES POR MEIO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DE SÃO LUIZ DO ANAUÁ E ALTO ALEGRE NO ESTADO DE RORAIMA.
LIZANDRA VIEIRA MARTINS
EM PROCESSO
MARIA DO SOCORRO DA COSTA VIANA
NAS ENTRELINHAS DO TEXTO: A APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/POE/CAPES/UEA.
MARY SONIA DUTRA DE ALENCAR
EM PROCESSO
MONIQUE OLIVEIRA PAULO
MATEMÁTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
PATRICK MARQUES DOS SANTOS
A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS
RENNER DOUGLAS G. DUTRA
EM PROCESSO
SILVIA LIMA DOS SANTOS
AS VOZES DAS CRIANÇAS À SOMBRA DA PALMEIRA DE URUCURI: UM
DIÁLOGO PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
WAGNER DE DEUS MATEUS
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PÁGINA WEB DO PPGEEC/UEA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
> INGRESSO 2011
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ALDALÚCIA MACEDO DOS SANTOS
EM PROCESSO
ALINE CRISTINA OLIVEIRA DAS NEVES
EM PROCESSO
ANDRÉ WILSON A. PINTO SALGADO
PROPOSTA DE WEBDESIGN PARA A REVISTA AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS ¿ ARETÉ
ATAIANY DOS SANTOS VELOSO
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ENERGIA NA TERMOQUÍMICA E A RELAÇÃO COM O COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
CARMEN LOURDES FREITAS DOS SANTOS JACAÚNA
O TEMA ÁGUA COMO INCENTIVADOR NA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CINTHIA JUNGER DE SOUZA MORALES
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE
CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO
DALVA SUELY MORAES MOTA
CONHECIMENTOS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A
SEXUALIDADE KAMBEBA COMO ELEMENTO DE PRESERVAÇÃO
CULTURAL
DAVID XAVIER DA SILVA
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO BAIXO AMAZONAS
DÉBORA DE SOUZA
A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM O JARDIM BOTÂNICO: um espaço para Ciência
EDILSON BARROSO GOMES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS/UEA.
EDUARDO A. DAS CHAGAS SEGURA
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PERSPECTIVA CURRICULAR EM UM PROJETO DO PROGRAMA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/CAPES NO AMAZONAS
HEBERT JOSÉ BALIEIRO TEIXEIRA
IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA DE HOWARD GARDNER A UMA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
ISABEL DO SOCORRO LOBATO BELTRÃO
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM
JORGE DE MENEZES RODRIGUES
CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE MANAUS
JOÃO MARINHO DA ROCHA
PROGRAMA DE MANEJO DE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS ¿PÉ-DE-PINCHA¿: ARTICULANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES RURAIS DO BAIXO AMAZONAS
LUCÉLIDA DE FÁTIMA MAIA DA COSTA
A ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, EM CONTEXTOS INDÍGENA E RIBEIRINHO, SEUS PROCESSOS COGNITIVOS E IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LUÍS ALBERTO MENDES DE CARVALHO
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM PARINTINS/AM: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA (PCE)
MAILDSON ARAÚJO FONSECA
O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO ELEMENTOS NATURAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA GLEBA DE VILA AMAZÔNIA, PARINTINS ¿ AMAZONAS.
MARIA DAS GRAÇAS ALVES CASCAIS
ESPAÇOS EDUCATIVOS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARIÊ AUGUSTA DE S. PINTO
OS PROCESSOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE UMA DIDÁTICA ESPECÍFICA PARA ESTUDANTES SURDOS
MARLUCIA FERREIRA MELO
MAPEAMENTO DOS ASPECTOS AFETIVOS QUE INFLUENCIAM E DIFICULTAM A APRENDIZAGEM A PARTIR DO USO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PRODUZIDAS POR EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
MARY TÂNIA DOS SANTOS CARVALHO
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA PRODUÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS- POLO PARINTINS/ AM
MATEUS DE SOUZA COELHO FILHO
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, POLO PARINTINS-AM
NUBIA DO SOCORRO PINTO BREVES
CONHECIMENTO OMÁGUA/KAMBEBA E A EDUCAÇÃO EM
CIÊNCIAS: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL TRÊS UNIDOS
NO RIO CUIEIRAS/BAIXO RIO NEGRO
OSIMAR BEZERRA MAGALHÃES BRASIL
EM PROCESSO
PAULO SÉRGIO RIBEIRO DA SILVA
VIVÊNCIAS CURRICULARES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO CESP/UEA/PARINTINS
RENATA NOBRE TOMÁS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM 140 CARACTERES: O TWITTER INSTITUCIONAL DA FAPEAM
RICARDO MOREIRA DE QUEIROZ
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO O ¿CARAMUJO AFRICANO¿ ACHATINA FULICA
RUTH CRISTINA SOARES GOMES
O ENSINO COM PESQUISA COMO EIXO ARTICULADOR DE UMA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA MOBILIZAÇÃO DA TOTALIDADE DA COGNIÇÃO
SIMONE SOUZA SILVA
A INTERFACE CURRÍCULO-EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: NARRATIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
WALLACE LIRA
CIÊNCIA E ARTE: UM ENCONTRO NECESSÁRIO NAS AULAS DE CIÊNCIAS
YONE GAMA DA COSTA
A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO / CAPES / UEA
ÁGDO RÉGIS BATISTA FILHO
EM PROCESSO
ÂNGELA MARIA RODRIGUES DE FIGUEIREDO
ÂNGELA MARIA RODRIGUES DE FIGUEIREDO
OS PROCESSOS COGNITIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO DE DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
> INGRESSO 2009
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
TIMOTEO GAMA DA SILVA
CONSTRUÇÃO DA CANOA INDÍGENA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DA COMUNIDADE INDÍGENA DE TERRA PRETA NO BAIXO RIO NEGRO
TATYANNA DE MELO AFONSO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: formação, prática e transversalidade
SULEIMA PANTOJA TELLO
EDUCOMUNICAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
ROSA SUZANA BATISTA FARIAS
A MÚSICA FOLCLÓRICA AMAZONENSE COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
ROMILDA ARAUJO CUMARU
AVALIAÇÃO DAS OFICINAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL, NO AMAZONAS.
REJANE MARIA CALDAS FREITAS
SISTEMAS NUMÉRICOS E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE POVOS INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO
RAIZIANA M. DE OLIVEIRA ZURRA
NARRATIVAS DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ: EXPRESSÕES DE SABER DO ALUNO RIBEIRINHO E A SUA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
PONYELEN DA S. MORAIS
EDUCAR PELA PESQUISA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MAUD REJANE DE CASTRO E SOUZA
UM NOVO OLHAR NO ENSINO DE FÍSICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA AMAZÔNIA
MARNICE ARAÚJO MÍGLIO
PROTÓTIPO PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCOLAR COMO REFERENCIAL PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSORNO ENSINO FUNDAMENTAL
LUCIA HELENA S. DE OLIVEIRA
MÉTODO TRADICIONAL E MÉTODO LÚDICO: UMA COMPARAÇÃO NO ENSINO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEILA TEIXEIRA GONZAGA
PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA INTERAÇÃO ENTRE ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL
JOSIANO REGIS CARIA
DISCURSO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS SOBRE ATIVIDADES DE ENSINO
GABRIEL RODRIGUES DO NASCIMENTO
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO AMAZONAS
EUNICE CARVALHO GOMES
ENSINO DE CIÊNCIAS E PEDAGOGIA DE PROJETOS: (RE) SIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS
ELLIS REGINA V. DE SOUZA
O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
EDMILZA DOS SANTOS FERREIRA
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL NOS
ANOS INICIAIS MULTISSERIADOS NA ESCOLA MUNICIPAL ALEIXO BRUNO
NA COMUNIDADE INDÍGENA TERRA PRETA
ANA MARIA DOS SANTOS BARROS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CONJUNTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
> INGRESSO 2008
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ADRIANA ARAÚJO POMPEU PIZA
"O ENSINO DE CIÊNCIAS E A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA USANDO UM ESPAÇO NÃO FORMAL"
§***********§***********§***********§***********§***********§
CAROLINE BARRONCAS DE OLIVEIRA
"PROFESSOR PESQUISADOR-EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O ESTÁGIO COM
PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS"
§***********§***********§***********§***********§***********§
ELEONORA CELLI ARENARE SANTIAGO
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
ELIANE BATISTA DE LIMA
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
IREUDA DA COSTA MOURÃO
A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E BIOLOGIA: ARTICULAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DAS ÁREAS DE FORMAÇÃO E O FAZER PEDAGÓGICO
KARLA DOS SANTOS GUTERRES ALVES
A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS COMO DISCIPLINA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA DE DESENHO ESTRUTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
KARLA NUNES DA SILVA
MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS PARA COMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS PROTEÍNAS
MARCEL BRUNO PEREIRA BRAGA
PROPOSTA METODOLÓGICA EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA
FÍSICA NA TERMOLOGIA
MARIA ROSEMI A. DE NASCIMENTO
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA INDÍGENA BANIWA E CORIPACO - PAMÁALI, NO ALTO RIO NEGRO.
MARIA TRINDADE DOS SANTOS TAVARES
DIAGNÓSTICO DOS ASPECTOS COGNITIVOS AFETIVOS E SOCIAIS QUE IMPULSIONAM A APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
ODALÉIA SANTOS KOGA
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA REPRODUÇÃO HUMANA EM ESCOLAS DA ZONA LESTE DE MANAUS
SAULO CÉZAR SEIFFERT SANTOS
"DIAGNÓSTICO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA EM MANAUS/AM"
§***********§***********§***********§***********§***********§
VÍLLIAN DA COSTA HERCULANO
FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA PARA UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA EM ÁLVARO VIEIRA PINTO
> INGRESSO 2007
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ANA PAULA SÁ MENEZES
"HISTÓRIA DA FÍSICA ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DE
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Organizador Prévio como uma Estratégia Facilitadora da Aprendizagem Significativa de Física na Educação Básica"
§***********§***********§***********§***********§***********§
CÉLIA SANDRA CARVALHO DE ALBUQUERQUE
"A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO ¿ APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS NO ESTADO DO AMAZONAS"
§***********§***********§***********§***********§***********§
DAYSE PEIXOTO MAIA
"O ENSINO DAS TERMINOLOGIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIFNIFICATIVA: proposta para a formação de professores"
§***********§***********§***********§***********§***********§
EDILEUZA MARIA LIMA BELMONT
A RESILIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E ALUNOS-PROFESSORES DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
ELIANA SANTOS SAMPAIO
"SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES E ALUNOS DO PROGRAMA DE MESTRADO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
§***********§***********§***********§***********§***********§
ETHEL SILVA DE OLIVEIRA
" A Pedagogia de Projetos na aprendizagem de conceitos no Ensino de Ciências"
§***********§***********§***********§***********§***********§
Edileuza Maria Lima Belmont - PRODUTO
Roteiro para Oficina de Resiliência
FABIANE DE MATOS ARAÚJO
"A PRÁTICA DA TRANSVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
REFFLEXOS NO ENSINO BÁSICO"
§***********§***********§***********§***********§***********§
MARIA DE LOS ANGELES OLORTEGUI AGUINAGA
A ORIENTAÇÃO SEXUAL COMO TEMA TRANSVERSAL NA PREVENÇÃO DE VULNERABILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
MARIA DO LIVRAMENTO GALVÃO DA SILVA
"A formação dos conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o Ensino de Ciências Naturais usando a literatura infantil amazonense."
§***********§***********§***********§***********§***********§
REGINA CÉLIA MORAES VIEIRA
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: O Ensino de Ciências através da pesquisa na Escola Indígena Pamáali no Alto Rio Negro
§***********§***********§***********§***********§***********§
ROSA EULÁLIA VITAL DA SILVA
" INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS:
Contribuições para Educação Ambiental no contexto amazônico"
Rosa Eulália Vital da Silva - PRODUTO
Rede de Comunicação Interativa para o Ensino de Ciências Naturais
§***********§***********§***********§***********§***********§
SÂMYA DE OLIVEIRA SANCHES
"PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS
ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS: Temas Ambientais no 9º ano do Ensino Fundamental"
§***********§***********§***********§***********§***********§
WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA
"ESTÁGIO DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA"
Waldiléia do Socorro Cardoso Pereira - PRODUTO
Proposta Metodológica para o Estágio Docente no Curso de Mestrado de Ensino de Ciências na Amazônia
§***********§***********§***********§***********§***********§
> INGRESSO 2006
- Dissertações Defendidas
CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO
"JOGOS DIDÁTICOS: alternativas no ensino de Química"
§***********§***********§***********§***********§***********§
DARLISÂNGELA MARIA MONTEIRO
" Educação e ciência: as lições de Baíra."
§***********§***********§***********§***********§***********§
DENÍLSON DINIZ PEREIRA
"Prática pedagógica de professores de ciências naturais em Manaus ¿
Brasil: uso de instrumentos didáticos no ensino."
§***********§***********§***********§***********§***********§
HELISÂNGELA RAMOS DA COSTA
"O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ATRAVÉS DA MODELAGEM
MATEMÁTICA E DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA NO CONTEXTO
AMAZÔNICO"
§***********§***********§***********§***********§***********§
IRLANE MAIA DE OLIVEIRA
"A PRÁTICA DA TRANSVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CIDADE
DE MANAUS"
§***********§***********§***********§***********§***********§
JOELIZA ARAÚJO
"O ensino de botânica e a educação básica no contexto
amazônico: construção de recurso multimídia."
§***********§***********§***********§***********§***********§
JOSUÉ CLÁUDIO DE MELO DANTAS
"A Percepção do sujeito sobre as questões de gênero a partir do livro
didático de ciências naturais da 2ª série do Ensino Fundamental."
§***********§***********§***********§***********§***********§
JOSÉ DE ALCÂNTARA FILHO
"O Ensino de Ciências e a necessária relação interdisciplinar entre
Física e Matemática."
§***********§***********§***********§***********§***********§
MARA REGINA KOSSOSKI FELIX REZENDE
"A Neurociência e o Ensino-Aprendizagem em Ciências: um diálogo necessário."
§***********§***********§***********§***********§***********§
MARCELO PARANHOS
"A promoção de saúde através de um trabalho interdisciplinar no ensino
à distância: um exemplo amazônico."
§***********§***********§***********§***********§***********§
MARIA INEZ PEREIRA DE ALCÂNTARA
"Elementos da Floresta e Ensino de Ciências: proposta metodológica
para ensinar ciências na área rural amazônica."
MARIA ROSEANE RODRIGUES
"Práticas Reflexivas na Formação inicial de professores para os
anos iniciais do Ensino Fundamental."
§***********§***********§***********§***********§***********§
Maria Inez Pereira de Alcântara - PRODUTO
Proposta Metodológica para ensinar Ciências na área rural amazônica
§***********§***********§***********§***********§***********§
NORMA APARECIDA LOPES
" Criatividade no Ensino de Ciências: Uma necessidade na prática docente."
§***********§***********§***********§***********§***********§
PATRÍCIA FARIAS TREVISAN
"Ensino de Ciências para surdos através de software educacional."
§***********§***********§***********§***********§***********§
ROSA DE OLIVEIRA MARINS
" ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
diagnóstico, análise e proposta.
§***********§***********§***********§***********§***********§
ROSILENE GOMES DA SILVA FERREIRA
"Pesquisa em ensino de ciências: proposta tecnológica para
definição de projetos no contexto do Programa de Apoio à Iniciação
Científica."
Rosilene Gomes da Silva Ferreira - PRODUTO
PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA TECNOLÓGICA PARA DEFINIÇÃO DE PROJETOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE APOIO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA
§***********§***********§***********§***********§***********§
SÔNIA CLÁUDIA BARROSO DA ROCHA
"A escola e os espaços não-formais: possibilidades para o Ensino
de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental."
§***********§***********§***********§***********§***********§
WHASGTHON AGUIAR DE ALMEIDA
"A Fertilidade do conceito de Professor-Pesquisador
a partir do desenvolvimento do Estágio vinculado à Pesquisa."
§***********§***********§***********§***********§***********§
WILLIAM COSTA DA SILVA
"COMPLEXIDADE ¿ EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: Uma interface necessária."
§***********§***********§***********§***********§***********§
ARETÉ - Revista Eletrônica
Periódicos da CAPES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
© Governo do Amazonas. Todos os direitos reservados.