UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA - PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Quinta, 13 de dezembro de 2018
institucional
notícias

Terça, 28 de Abril de 2015, 06h21
Dinamicidade e criatividade marcaram as aulas de Fundamentos em Ensino de Ciências
Uma experiência desafiadora, assim a mestranda Patrícia Lisboa definiu as aulas da disciplina Fundamentos em Ensino de Ciências, que encerraram no sábado, 26/4. Para ela, a oportunidade a instigou à pesquisa e a repensar sua conduta enquanto professora.
A disciplina ministrada pelo professor doutor Augusto Fachín Terán adotou uma metodologia dinâmica que envolveu não só teorias, mas discussões, seminários e aulas práticas, fora do ambiente da academia, nas quais os mestrandos tiveram a oportunidade de experimentar a observação e exercitar a criatividade.
As aulas práticas aconteceram no Bosque da Ciência e no Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu. Nesses espaços de educação não formal, os mestrandos foram estimulados a repensar o ensino e a aprendizagem, e a adotar uma postura mais comprometida e crítica.
Segundo o professor Augusto Terán, a disciplina foi planejada para sinalizar aos mestrandos caminhos para o ensino de ciências. ¿Existem muitos caminhos para o ensino de ciências; não só dentro da sala de aula, mas também em espaços próximos a elas. Nós devemos estar interessados na prática pedagógica e em nos aprofundarmos mais na aprendizagem significativa¿, comentou.
Ao final, mestrandos e professor confraternizaram-se e compartilharam suas impressões sobre as aulas. A próxima disciplina do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências na Amazônia será História da Filosofia da Ciência na Educação em Ciências, a ser ministrada no período de 26 de maio a 12 de junho, pelos professores doutores José Vicente de Souza Aguiar, e Mauro Gomes da Costa.
GEPECENF, por Marlúcia Seixas
ARETÉ - Revista Eletrônica
Periódicos da CAPES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
© Governo do Amazonas. Todos os direitos reservados.