UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA - PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Terça, 25 de junho de 2019

Quinta, 04 de Abril de 2019, 08h52
Professor Mestre da UEA desenvolveu Projeto "Poesia com jaraqui"
Alunos do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Raimunda Eneida Cerquinho da Silva, bairro Novo Israel, zona Norte, realizaram o encerramento da Semana da Literatura Amazonense, com a apresentação do Projeto ¿Poesia com jaraqui'', na manhã desta quarta-feira, 3/4. O evento foi realizado na quadra da escola, com a participação de aproximadamente 100 alunos que fazem parte do projeto.

A programação da escola iniciou na segunda-feira, 1º/4, com várias atividades pedagógicas. Foram homenageados os principais autores da literatura amazonense, com a socialização de poemas produzidos pelos alunos, enaltecendo as belezas materiais e imateriais do nosso Estado, além de debates sobre o cenário atual da literatura em nossa região.

A diretora da escola, Rosangela Souza da Silva, disse que a semana foi muito proveitosa, mas principalmente o projeto desenvolvido pelo coordenador do projeto, pois os alunos foram motivados e conhecer os autores amazonenses, além da prática da leitura.

O projeto, além de conhecer os escritores amazonenses, visa melhorar a qualidade, mas principalmente o gosto pela leitura, em especial amazonense. Os alunos do 6º ano tem dificuldade da escrita e eles precisam desse tipo de projeto que incentive e oportunize aulas diferentes e mais atrativas¿, comentou.

O professor de Língua Portuguesa, Huanderson Barroso Lobo, responsável pela programação da semana, disse que o projeto é fundamentado na corrente teórica da Fenomenologia, pois o objetivo é trazer as experiências de vida para a unidade de ensino.

A meta é promover a escrita criativa dos alunos, além de trazer nosso dialeto local, homenageando nossos autores amazonenses. Nós trabalhamos em diversas áreas e os alunos apresentaram suas produções textuais¿, disse.

De acordo com a assessora interdisciplinar da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, todas as 65 unidades de ensino da divisão estão realizando várias atividades na semana, envolvendo mais de 40 mil alunos da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ela, é um momento de muito aprendizado.

É um momento em que todos fazem atividades com professores e alunos, enriquecendo e valorizando mais ainda nossos autores amazonenses, pois muitos não conhecem. Nós estamos na escola, acompanhando o trabalho dos alunos do projeto¿, finalizou.

Dentre os autores pesquisados, o aluno do 6º ano matutino, Andrey da Costa Paixão, 11, ficou surpreso ao saber tudo sobre o poeta Thiago de Mello. Para ele, é um aprendizado importante, pois motivou para buscar informações de outros autores amazonenses.

Aprendi como fazer um poema, onde o professor ensinou, pois não sabia. Agora conheço o poeta e aprendi muita coisa sobre isso. A pesquisa me incentivou muito em conhecer sua obra, mas também de continuar para saber sobre os outros poetas, contou.

LISTA DE LINKS ASSOCIADOS
  • Projeto Semed Poesia com jaquiri
  • ARETÉ
    SECAM
    TEDE
    SUCUPIRA
    © Universidade do Estado do Amazonas. Todos os direitos reservados.