UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA - PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
 Terça, 17 de julho de 2018

Quarta, 06 de Abril de 2011, 11h46
Projeto do Observatório Nacional da Educação da UEA executa sua primeira ação
No período de 10 a 16 de março de 2011, foi executada a primeira ação do projeto ¿O campo interdisciplinar Língua, Matemática e Ciências na iniciação às Ciências na Educação Básica: um estudo no 8º e 9º anos em uma escola da rede púbica de Manaus¿. Essa ação, que visa à formação dos membros da equipe do projeto, teve por objetivo articular fundamentos relacionados à Educação em Ciências, Interdisciplinaridade, Aprendizagem e Pesquisa Qualitativa para a construção da fundamentação teórica da pesquisa. O projeto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi aprovado na CAPES, no Observatório Nacional da Educação, para o triênio 2011/2013. Além do coordenador do projeto, Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga, fazem parte da equipe dois professores do PPGEEC (Prof. Dr. Augusto Fachin Terán, coordenador do PPGEEC, e Profa. Dra. Ierecê Barbosa) e mais dezessete membros, entre bolsistas e voluntários (dois estudantes de doutorado, três estudantes de mestrado quatro estudantes do curso de Licenciatura em Ciências do IFAM, dois estudantes do Curso de Licenciatura em Letras da UEA, quatro professores da Rede Pública de Ensino, uma psicóloga e um professor de Língua Portuguesa).

Durante o período da formação, no horário das 8 às 12 horas, a equipe se reuniu em uma sala de aula da UEA ¿ na Escola Normal Superior - para o desenvolvimento das ações da primeira de três formações previstas no projeto, cujo cronograma foi assim estabelecido, a partir de uma relação de complementaridade entre as temáticas: 10/03 - Educação em Ciências na Formação de Professores, 11/03 - Elementos caracterizadores e impulsionadores da aprendizagem; 14/03 - Concepções sobre interdisciplinaridade; 15/03 - Pesquisa qualitativa em educação; 16/03 - Protótipo de ferramenta para avaliação diagnóstica. As quatro primeiras temáticas visaram à sustentação teórico-epistemológica para a compreensão do processo e elaboração dos projetos de pesquisa. A última temática discutiu uma ferramenta de avaliação, cujo objetivo é possibilitar a coleta de dados para o diagnóstico da escola (2ª ação), que deverá favorecer à elaboração e aplicação de metodologias (3ª ação) no campo interdisciplinar Língua, Matemática e Ciências.

Os textos bases de estudo foram estruturados a partir de seis produções interdependentes, construídas pelos responsáveis no desenvolvimento de cada temática, e organizados em uma produção intitulada ¿Educação Científica na Amazônia: olhares investigativos¿, sendo explorados a partir das especificidades que caracterizam seus matizes norteadores. Estes colocados na condição de elementos responsáveis para dar sentido à unidade, que é a intenção maior da dialogicidade estabelecida entre os textos: articular elementos capazes de contribuir para o desenvolvimento da Educação Científica na Amazônia.

No processo formativo de professores e estudantes, que constituem a equipe do projeto, a formação representou, além da articulação dos fundamentos dos conceitos de Educação em Ciências, Interdisciplinaridade, Aprendizagem e Pesquisa Qualitativa, visando à construção das bases teóricas da pesquisa, a possibilidade de construção de novos estados de consciência crítica e de novas posturas e atitudes na vivência da diversidade entre eu/outro, a partir da percepção da ciência no processo interdisciplinar, na condição de fenômeno.

• Equipe do POE durante a formação.
  • ARETÉ - Revista Eletrônica