UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
 Terça, 17 de julho de 2018
Institucional
APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS À HEMATOLOGIA - PPGH

Coordenadora: Profª Dra. Cristina Motta Ferreira

Vice-coordenadora: Profª. Dra. Anamika Dhyani

Secretária de curso: Wilmara Silva

E-mail:

SOBRE O CURSO

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) funciona em convênio com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM). Tem caráter interdisciplinar e multiprofissional, constituindo-se em espaço acadêmico para formação de mestres. É o terceiro programa de Pós-graduação em Hematologia no Brasil e o primeiro da Região Norte do Brasil, permitindo o desenvolvimento técnico e científico nesta área do conhecimento. Além disso, amplia as oportunidades de qualificação frente à grande demanda de profissionais de nível superior, oferecendo alternativa a escassez de recursos humanos qualificados nesta área.

OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do curso é de fornecer base institucional para o desenvolvimento de pesquisa como estratégia de atuação voltada às soluções de problemas de saúde próprios da Amazônia, além de formar pessoal qualificado para o desenvolvimento de pesquisa e para a docência, na área de Hematologia. O curso amplia as ações de ensino e pesquisa do FHEMOAM, voltadas para as soluções dos problemas especificamente relacionados à Hematologia e Hemoterapia, ampliando a quantidade de investigações cientificas nas instituições envolvidas.

NÚCLEO TEMÁTICO

O Núcleo Temático se constitui pela aglutinação das Linhas de Pesquisa, garantindo assim o princípio da organicidade de ações e resultados e a continuidade na produção do conhecimento, articulando a produção acadêmica e o permanente movimento de construção do saber na área.

ÁREA DE AVALIAÇÃO

Medicina II

LINHAS DE PESQUISA

As Linhas de Pesquisa representam temas aglutinadores de estudos científicos, que se fundamentam em tradição investigativa, que originam projetos cujos resultados guardam afinidade entre si. As Linhas de Pesquisa configuradoras do Programa de Pós-Graduação em Hematologia e Hemoterapia.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

É a definição natural de área de concentração, plenamente identificada com a atividade de pesquisa e assistência hematológica e hemoterápica desenvolvida no HEMOAM; envolve o estudo das doenças do sangue em seus diversos aspectos, em especial, suas bases fisiopatológicas e métodos de diagnóstico, bem como procedimentos de controle de qualidade e segurança transfusional.

Linha 1 - Segurança Transfusional:

Descrição: Tem como objetivos estudos que permitam a compreensão dos riscos relacionados à transfusão sanguínea, abrangendo a triagem dos doadores de sangue, a qualidade dos processos e procedimentos de conservação do sangue, os métodos de controle de qualidade e segurança, as consequências imediatas e tardias das transfusões de sangue e componentes e os perfis epidemiológicos, moleculares e genéticos das doenças transmitidas pelo sangue.

Linha 2 - Anemias e Onco-Hematologia:

Descrição: Tem como objetivos, estudar os perfis epidemiológicos, as alterações clínicas, celulares e moleculares, fenotípicas e genéticas, das doenças de série branca e vermelha, assim como os aspectos relacionados com sua fisiopatogenia, tratamentos e originam projetos cujos resultados guardam afinidade entre si. As Linhas de Pesquisa configuradoras do Programa de Pós-Graduação em Hematologia e Hemoterapia.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Periódicos da CAPES
Curriculo Lattes
#
#
© Governo do Amazonas. Todos os direitos reservados.