UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
 Quinta, 18 de janeiro de 2018
institucional
Projetos de Pesquisa
> COORDENADOR: PROF. DR. LUCIANO HERCÍLIOO ALVES SOUTO
NENHUM ITEM FOI ATRIBUÍDO A ESTA CATEGORIA!
> GRUPO DE PESQUISA : PROF. DR. ALLISON LEÃO
INVESTIGAÇÕES SOBRE MEMÓRIA CULTURAL EM ARTES E LITERATURA - MemoCult
> GRUPO DE PESQUISA : PROF. DR. MAURICIO MATOS
NÚCLEO DE PESQUISAS LINGUÍSTICAS E LITERÁRIAS - NUPELL
Linha de Pesquisa " Investigações culturais Ibero-americanas"
> GRUPO DE PESQUISA : PROF. DR. MÁRCIO PÁSCOA
MUSICOLOGIA E HISTÓRIA CULTURAL
> GRUPO DE PESQUISA : PROF. DR. VALTEIR MARTINS
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADAS Á EDUCAÇÃO - NEPLAE
> GRUPO DE PESQUISA : PROFª. DRA.JUCIANE CAVALHEIRO
NÚCLEO DE PESQUISAS LINGUÍSTICAS E LITERÁRIAS - NUPELL
Linha de Pesquisa "Estudos sobre discurso e enunciação e recepção"
> GRUPO DE PESQUISA: PROFª. DRA. LUCIANE PÁSCOA
INVESTIGAÇÕES SOBRE MEMÓRIA CULTURAL EM ARTES E LITERATURA - MemoCult
> GRUPO DE PESQUISA: PROFª. DRA. SILVANA MARTINS
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADAS Á EDUCAÇÃO - NEPLAE
> PROJETOS DE PESQUISA
COORDENADOR: PROF. DR. LUCIANO HERCÍLIO ALVES SOUTO
1. A linguagem dos instrumentos históricos de cordas dedilhadas em transcrições para violão: contextualização e interpretação.

Descrição: Projeto de pesquisa que envolve a reconstrução idiomática da linguagem musical de instrumentos históricos de cordas dedilhadas tais como Vihuelas, Guitarras e Alaúdes dos Séc. XVI ao XVIII, em transcrições para violão. Analisa fontes primárias e secundárias à luz da Semiótica, da Linguística Textual e da Musicologia Histórica, buscando contextualizar a interpretação do repertório de tais instrumentos em relação à prática musical renascentista e barroca, buscando leituras alternativas em relação ao paradigma universal romântico de uma abordagem interpretativa única do repertório em questão, propiciando interpretações mais contextualizadas em relação aos conteúdos que envolvem as obras musicais antigas, buscando contemplá-los em transcrições e interpretações musicais ao violão.

Inicio: 2016 Em andamento

Equipe envolvida:
Luciano Hercílio Alves Souto - (Coordenador)
Wilson Grisales Herrera (mestrado acadêmico)
Wagner Tiburtino Nazeazeno Silva (graduação)

1 Bolsista CAPES
COORDENADOR: PROF. DR. VALTEIR MARTINS
1. PROJETO DE PESQUISA: FONÉTICA, FONOLOGIA E MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA AMAZÔNICA E DE LÍNGUAS INDÍGENAS

Tem-se por objetivo documentar e analisar as línguas indígenas e variedades do português amozônico, considerando a diversidade linguística, as línguas em contato, com perspectiva de pesquisa e ensino.

Início: 2016 Em andamento

Equipe envolvida:
Valteir Martins (Coordenador)
Kamilla Oliveira do Amaral (graduação concluída/pesquisadora)
Heitor Rui de Araújo Picanço (mestrado acadêmico/bolsista da FAPEAM)
Thamara Aguiar Costa (mestrado acadêmico/ bolsista da FAPEAM)
Joyce Camila Martins (mestrado acadêmico/bolsista da FAPEAM)
Camila dos Santos Evangelista (graduação)

2 bolsistas da FAPEAM

COORDENADOR: PROF.DR. MÁRCIO PÁSCOA
1. ESTUDOS MUSICAIS LUSO-BRASILEIROS

Descrição:
O presente projeto visa investigar aspectos musicais diversos envolvendo Brasil, Portugal e suas principais fontes de influência, no período que compreende o século XVIII até as primeiras décadas do século XIX. A metodologia adotada visa conjugar estudos musicológicos de caráter histórico e analítico, e abordagens interpretativas de ordem prática, inspiradas em fontes teóricas de cunho histórico e estético.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
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Início: 2015 - Em andamento

Equipe envolvida:
Márcio Leonel Farias Reis Páscoa - Coordenador
Mário Marques Trilha - Integrante
Edoardo Sbaffi - Integrante.
Arley Sidnei Rayol Rodrigues (mestrado acadêmico)
Antonina Minenkova (mestrado acadêmico)
Guilherme Monteiro (graduação)

1 bolsista FAPEAM

COORDENADOR: PROFA. DRA. SILVANA ANDRADE MARTINS
1. PROJETO DE PESQUISA: DOCUMENTAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLÓGICA DA VARIEDADE DO PORTUGUÊS AMAZONENSE

Este projeto objetiva registrar e analisar a variedade do português falado no Estado do Amazonas, nos campos morfossintático e semântico-lexical, considerando os fatores sociolinguísticos e dialetológicos, na fala e na escrita. Pretende-se ainda elaborar cartas dialetológicas do português amazonense e um banco de dados digital, com arquivos sonoros.

Início: 2016 Em andamento

Equipe envolvida:
Silvana Andrade Martins (Coordenadora)
Jussara Maria Oliveira de Araújo (pesquisadora egressa do mestrado acadêmico)
Ana Augusta de O. Simas (pesquisadora egressa do mestrado acadêmico)
Célia Conceição Silva (mestrado acadêmico/bolsista da FAPEAM)
Nathalie Anne Conceição de Barros (mestrado acadêmico/ bolsista da FAPEAM)
Viviane Cavalcante (graduação)
Samantha Texeira Vasconcelos (graduação)

2 bolsistas da FAPEAM

2. DIVERSIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS DO AMAZONAS: MIGRAÇÕES CITADINAS, LÍNGUAS EM CONTATO E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.

Tem-se por objetivo desenvolver pesquisas sobre a diversidade linguístico-cultural dos povos indígenas do Amazonas, com enfoque nas áreas referentes às migrações citadinas, o contexto de línguas em contato e a educação escolar indígena. O propósito é ampliar os conhecimentos sobre as línguas e culturas indígenas na contemporaneidade e formar pesquisadores nesta área de estudo.

Início: 2015 Em andamento


Equipe envolvida

Silvana Andrade Martins (Coordenadora)
Marileny de Andrade de Oliveira (mestrado acadêmico)
Ademar dos Santos Lima (mestrado acadêmico/ bolsista FAPEAM)
Amanda Ramos Mustafa
1 bolsista
COORDENADOR: PROFª. DRA. JUCIANE CAVALHEIRO
1. ESTUDOS ENUNCIATIVOS: SUBJETIVIDADE E ALTERIDADE

Neste projeto, que tem a enunciação como ponto central, tal como compreendida por Bakhtin e Benveniste, nos interessamos: a) pela análise do texto literário, com viés enunciativo; b) por questões teóricas e práticas, tais como autoria, subjetividade, alteridade e práticas leitoras.

Início: 2013 Em andamento

Equipe envolvida:
Juciane Cavalheiro (Coordenadora)
Anderson Guerreiro (mestrado acadêmico)
Gabriel Arturo Farias Rojas (mestrado acadêmico)
Mariana Vieira Cardoso (graduação)
Ingrid Roberta Freitas da Silva (graduação)
Luísa Fernanda Vasconcelos Lira (graduação)
Jéssica Gonzaga Napoleão Valois (graduação)

5 bolsistas da FAPEAM
1 bolsista CNPq

2. LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA A ESTRANGEIROS (LP/E)
Este projeto visa a elaborar material didático para oferta de cursos de língua portuguesa como língua estrangeira a alunos estrangeiros que chegam à Universidade para fins de intercâmbio, sobretudo aos vinculados em um dos Programas de Pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas.

Início: 2016 Em andamento

Equipe envolvida:
Juciane Cavalheiro (Coordenadora)
Aline Neves (docente)
Ana Katarina Ramos da Silva (graduação)
Anderson Guerreiro (mestrado acadêmico)
Célia Silva (mestrado acadêmico)

Projeto de Produtividade Acadêmica, vigência 2016-2018 (com financiamento UEA)
3 bolsistas FAPEAM
COORDENADOR: PROFª. DRA. LUCIANE PÁSCOA
1. UM ESTUDO DE ICONOGRAFIA MUSICAL DO PANO DE BOCA DO TEATRO AMAZONAS, ATRIBUÍDO A CRISPIM DO AMARAL (1858-1911)

Coordenadora: Dra. Luciane Páscoa
Integrante: Raúl Gustavo Brasil Falcón (bolsista IC)
Financiamento: FAPEAM Valor: R$ 4.320,00
Período: 2012/2013

2. UM ESTUDO ICONOGRÁFICO DO ACERVO PICTÓRICO DA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO EM MANAUS

Coordenadora: Dra. Luciane Páscoa
Integrante: CarrieCarolinne Evans Ferreira Rodrigues (bolsista IC)
Financiamento: FAPEAM Valor: R$4320,00
Período: 2011/2012
COORDENADORA PROFA. DRA. MARIA EVANY DO NASCIMENTO
1. Design, identidade e imagem da cidade: estudos iconográficos na região metropolitana de Manaus-AM.

Projeto que visa identificar, analisar e catalogar elementos iconográficos que marquem a memória, a paisagem urbana e a identidade da região metropolitana de Manaus-AM, fomentando discussão desses elementos enquanto componentes do patrimônio histórico, artístico e cultural da referida região.


Início: 01/10/2017 Em andamento

Equipe envolvida:
Maria Evany do Nascimento (Coordenadora)
Isaque dos Santos Sousa (Professor Pesquisador - UEA)
Susane Patrícia Melo de Lima (Professora Colaboradora - UEA)
Ana Paulina Aguiar Soares (Professora Colaboradora - UEA)
Valdemir de Oliveira (Professor Consultor - UEA)
Marcella Sarah Filgueiras de Farias (Professora Colaboradora - FUCAPI)
Alexandre Santos de Oliveira (Professor Pesquisador - IFRO)
¿ Ainda não temos bolsistas no projeto;


2. Intercidade: olhares interdisciplinares sobre a cidade

Projeto de base interdisciplinar de estudo e pesquisa sobre a cidade com ênfase no conceito de cidades educadoras. Considera as categorias de cidade vista, cidade não vista, imaginada, marcada, desejada e vivida.

Início: 01/09/2015 - Em andamento

Equipe envolvida:
Maria Evany do Nascimento (Coordenadora)
Valdemir de Oliveira (Professor Colaborador - UEA)
Aline Santos Nobre (Estudante Turismo - Voluntária)
Kelva Cardoso Lopes (Estudante Pedagogia - Voluntária)
Ayene Santos Nobre (Estudante Pedagogia - Voluntária)
Carla Mara Matos Aires Martins (Estudante Geografia - Voluntária)
Gabriel Lorram Lima Yepez (Estudante Geografia - Voluntário)
Guilherme Bentes da Silva (Estudante Letras - Voluntário)
Diego Pereira Silva (Estudante Letras - Bolsista)
Luan Cristóvão dos Santos Dias (Estudante Letras - Bolsista)

Nº bolsistas: 2 (Iniciação Científica)

PROF. DR. EDOADO SBAFFI
1. TRATADOS HISTÓRICOS E MANUSCRITOS INÉDITOS

Este projeto prevê a tradução, reedição e transcrição musicológica de tratados históricos e manuscritos inéditos dos séculos XVII e XVIII.

Início: 2015 Em andamento

Equipe envolvida:
Dr.Edoardo Sbaffi (COORDENADOR)
Dr.Alberto Pacheco (professor UFRJ)
Silvanei de Lima Correia (mestrado acadêmico)
Tiago Soares (mestrado acadêmico)
Raúl Gustavo Falcon (mestrado acadêmico)
Gláucia Esteves (graduação)

PROFA. DRA. CLAUDIANA NAIR POTHIN NARZETTI COSTA
1. ANÁLISE DO DISCURSO - FORMAÇÕES DISCURSIVAS EM CONFLITO

O projeto de pesquisa tem por objetivo investigar relações entre formações discursivas que se constituem em torno de determinados discursos que apresentam caráter conflitivo e contraditório. Visa-se, mais especificamente, a descrever as relações de aliança, dominação e conflito existentes entre as FDs investigadas, de modo a descrever, simultaneamente, o interdiscurso, compreendido como o conjunto complexo e contraditório de FDs filiadas a formações ideológicas. Estima-se que as pesquisas desenvolvidas envolvam uma reflexão subsidiária sobre a história do referido conceito (inquirindo sobre o seu lugar na rede conceitual da qual fazia parte, bem como sobre o processo de emergência e mutação pelo qual passou). Ao final da pesquisa, espera-se, ainda, ter encontrado algumas respostas sobre a capacidade heurística que o conceito de FD ainda apresenta na descrição das relações entre os discursos. A pesquisa insere-se na linha "Estudos discursivos e enunciativos", do Grupo de Pesquisas em Linguística e Literatura (NUPELL).

Início: 2015 Em andamento


Equipe envolvida:

Claudiana Nair Pothin Narzetti Costa (Coordenadora)
Marcos Roberto dos Santos (Mestrado Acadêmico)
Karen Dominique Rodrigues Araújo (Mestrado Acadêmico)
Pabliano Nogueira dos Santos (Mestrado Acadêmico)
Anndra Karolina da Silva Balieiro (Graduação)
Matheus Cascaes Lopes (Graduação)
Karen Lourine Franco da Silva (Graduação)

Apoio FAPEAM
Apoio CNPq
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Periódicos da CAPES
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
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