UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
institucional
Docentes
> CORPO DOCENTE MPSP
- PERMANENTES
Alfredo Wagner Berno de Almeida
Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista CNPQ e ministra disciplinas nos seguintes Programas de Pósgraduação PósGraduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e PósGraduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas UFAM, Pós Graduação, Cidadania e Direitos Humanos em Segurança Pública e na Pós Graduação mestrado interdiscplinar em Ciência Humanas na Universidade do Estado do Amazonas UEA, PósGraduação em Cartografia Social e Política da Amazônia na Universidade Estadual do Maranhão UEMA e coordena os Projetos ?Cartografia da Cartografia Social: uma síntese das experiências? (UFAM /Fundação Ford); o projeto "Centro de Ciências de Saberes: experiencias de criação de Museus vivos na afirmação dos saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais" MCTI/ CNPQ/SECIS, realizado pela UEA em parceria com o Museu de Astronomia/MCTI; projeto ?Cartografia Social como Estratégia de Fortalecimento do Ensino e da Pesquisa Acadêmica: Programa de PósGraduação em Cartografia Social e Política da Amazônia e Projeto Mapeamento da Região Ecológica do Babaçu? (Fundação Ford) e o ?Projeto Nova Cartografia Social: Quilombolas do Brasil(SEPPIR/PNUD).? Trabalha principalmente com os seguintes temas: povos tradicionais,etnicidade, conflitos, movimentos sociais, processos de territorialização e cartografia social, Amazônia.
André Luiz Nunes Zogahib
Possui graduação em Administração de empresas / Comércio Exterior pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (2004), graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (2005), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Administração Pública e privada, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, planejamento governamental, desenvolvimento
regional; segurança pública, comércio exterior e mercadologia.
Antonio Gelson de Oliveira Nascimento
Doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais CEDEPLAR / UFMG ; é Mestre em População e Desenvolvimento Regional e Especialista em População pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); possui Licenciatura Plena em Letras e Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas / UFAM. Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Coordenador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Segurança Pública da UEA e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Cidadã (NEPAS) da SSP/AM. Também atua como Consultor Técnico e Gestor de Estatística e Análise Criminal do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça MJ.
Davyd Spencer Ribeiro de Souza
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas onde também obteve o Mestrado em Sociologia. Atua na área da Sociologia e da Ciência Política, com ênfase nos seguintes temas: Violência, criminalidade e segurança pública; Estado, democracia e políticas públicas; política brasileira, esfera pública e democracia; direito, cidadania e justiça. Defendeu a dissertação de mestrado intitulada Violência e Conflito na Sociedade PósConvencional: os dilemas da razão prática e das relações de reconhecimento, com bolsa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas FAPEAM. É professor de carreira do Departamento de Ciências Sociais DCiS da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa Amazônia e Pensamento Contemporâneo; do Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Segurança Cidadã GEPAS/ UEA e do Grupo de Pesquisa Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia Ilhargas/ UFAM. É Professor Permanente do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, da Universidade do Estado do Amazonas MPSP/ UEA. Coordena o Curso de Licenciatura em Sociologia no município de São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro, por meio do PARFOR. Publicou com Renan Freitas Pinto e Tenório Telles a obra Teoria Crítica e Adorno: ideias em constelação, publicado pela Editora Valer (2015)
Dorli João Carlos Marques
Possui graduação em Estudos Sociais e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUCMinas (1986) e (1989), respectivamente, mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2005) e doutorado em Biotecnologia, também pela UFAM (2012). Possui vinte e cinco anos de experiência na Educacão Básica como professor, coordenador pedagógico e gestor e de dezoito anos na Educação Superior como professor, coordenador pedagógico e gestor. É autor de livros na área de Metodologia Científica, Ética e Bioética. Participa de grupos de pesquisa e extensão vinculados à UFAM e à Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Erivaldo Cavalcanti e Silva Filho
Avaliador ad hoc do Ministério da Educação/INEP, Doutor em Desenvolvimento Sustentável (Ciência socioambiental) pela Universidade Federal do Pará, possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e Pósgraduação lato sensu em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é pesquisador líder do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq em Direito de águas, Coordenador do Programa de Mestrado em Direito Ambiental PPGDA da Universidade do Estado do Amazonas UEA, associado da Waterlat Gobacit Rede Internacional de Pesquisas em Águas, Membro e avaliador do CONPEDI Conselho Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Direito, do Conselho Científico e do banco de especialistas da ABRADE Associação Brasileira de Direito Educacional e Associado da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Parecerista da Revista de Estudos Jurídicos da Universidade Estadual Paulista UNESP, do Brazilian Journal of Law, da Revista de Informação Legislativa do Senado Federal, da Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional e do Guia do Estudante da Editora Abril. É membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Ambiental da Amazônia "Nova Hileia" do PPGDAUEA.
Flávia Melo da Cunha
Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas. Docente da Universidade Federal do Amazonas desde 2010. Dedicase ao ensino e a projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Teoria Antropológica, Antropologia do Direito, Estudos de Gênero e Violência, Direitos Humanos, Segurança Pública e Justiça na mesorregião amazônica do Alto Solimões, tríplice fronteira BrasilPeruColômbia. Integra o corpo docente do Programa de PósGraduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas. Pesquisadora do Programa Observatório da Violência de Gênero no Amazonas.
Izaura Rodrigues Nascimento
Doutora em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional (UnB/UFRR/Flacso), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1994) e mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Atualmente é Professora da Universidade do Estado do Amazonas UEA, onde Coordena o Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos. Tem experiência nas seguintes áreas: docência no superior em Relações Internacionais, Sociologia e Antropologia; em gestão de C&T e; experiência técnica na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: política ambiental, conservação ambiental, política de ciência e tecnologia, planejamento e segurança pública.
Maria Nazareth da Penha Vasques Mota
Doutora em Ciências Sociais Política na PUC de SP, 2011. Mestrado em Ciências Penais , 2002 Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1986), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1973), Pós graduação em Gerëncia e Organização pela Universidade Estácio de Sá, Recursos Humanos para Saúde , pela Escola Nacional de Saúde Pública, Direito Público pela FGVISAEAM, Direito Penal e Processual Penal pela Universidede Federal do Amazonas. Foi Coordenadora de Monografia, Coordenadora de Pesquisa e Extensão e Coordenadora do Curso de Direito do CIESA ,onde é atualmente professora do Curso de Direito , leciona as disciplinas de Direitos Humanos, Prática Jurídica Penal, Legislação de Carreiras Jurídicas Públicas e Prática dos Juizados Especiais. Coordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas de agosto de 2011 até 8 de abril de 2013. Foi Vicecoordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da UEA, até 2016, atualmente, participa da Coordenação do Mestrado em Direito Ambiental . Professora Doutora do Mestrado em Direito Ambiental da UEA, onde ministra as disciplinas de Pesquisa Jurídica e Direito Penal Ambiental.Compõe o corpo docente do Mestrado em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da UEA. É Promotora de Justiça do Estado do Amazonas aposentada. Atualmente é advogada.
Márcia Ribeiro Maduro
Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2014), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC (2002), Especialização em Administração de Recursos Humanos (2000) e Graduação em Administração (1998), ambas pela Universidade Federal
do Amazonas UFAM.
Exerceu cargos de direção na administração pública e docência em Instituições de Ensino Superior Privado. Atualmente, é Professora do quadro efetivo da Universidade do Estado do Amazonas UEA.
Tem experiência nas áreas: planejamento de recursos humanos, desenvolvimento de carreira, planejamento estratégico, gestão de pessoas e comportamento organizacional.
Paulo César Diniz de Araújo
Administrador, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas GeraisUFMG, da Faculdade de Ciências EconômicasFACE, do Departamento de Ciências Administrativas, do Centro de PósGraduação e Pesquisas em Administração (20102014). Doutor em Sociologia pela Faculdade de LetrasFLUP da Universidade do PortoPortugal (20112014) em regime cotutela. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Master Business Administration MBA Team Management, em Desenvolvimento de Competências Gerências, pela Fundação Getulio Vargas/AM (2002). Professor da Universidade do Estado do AmazonasUEA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Competências Gerências, Comportamento Humano nas Organizações,Liderança e Trabalho em Equipe.
- COLABORADORES
Cinthia Barreto Chagas Vieira
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Tem experiencia na área de Biologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Entomologia, Insecta, Diptera, Psychodidae. Defendeu seu mestrado em 2009 e doutorado em 2013 pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, área de concentração Entomologia. Atualmente é Perita Criminal da Polícia Civil do Estado do Amazonas
Edson Damas da Silveira
É Procurador de Justiça no Ministério Público do Estado de Roraima, desde 1998, onde ingressou em 1994, como Promotor de Justiça Substituto da Comarca de Caracaraí e Mucajaí. Foi Corregedor Geral do Ministério Público de Roraima por 04(quatro) anos, desempenhando por igual período o cargo de Procurador Geral de Justiça. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. É Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui também Mestrado e Doutorado em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Realizou estágio pósdoutoral em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Portugal. É Professor Titular I do Departamento de Direito da Faculdade Estácio Atual da Amazônia e professor de Direito Indígena do Curso de Direito da Faculdades Cathedral de Boa Vista. É professorpesquisador do Programa de PósGraduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Edwan Fernandes Fioravante
Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, com experiência em análise estatística de dados referentes a poluição atmosférica e em técnicas demográficas para projeção de população e de composição domiciliar.
Iúri da Costa Leite
possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1986), mestrado em Demografia pelo Centro de
Desenvolvimento e Planejamento Regional (1994) e doutorado em Estatística Social University of Southampton (1998). Atualmente é professor titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Mortalidade e Fecundidade, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de uso de métodos anticoncepcionais, mortalidade infantil, causas de mortalidade, carga de doença e envelhecimento.
Julio Alfredo Racchumi Romero
Pesquisador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da educação CAEd/ UFJF (desde 2011). Atualmente trabalha na área de Avaliação de desempenho escolar e indicadores educacionais. É pósdoutor
pela Universidade Federal de Minas Gerais (20102011), possui doutorado em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e graduação em ESTATISTICA Universidad Mayor de San Marco (1999). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística,
com ênfase em análise de dados estatístico em saúde e epidemiologia; e Educação. Participou em pesquisas institucionais. avaliação de políticas públicas para o Governo de Estado de Minas Gerais nas áreas de educação e programas sociais, como também foi parte de equipe da pesquisa da Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família (AIBF) junto ao Ministério do Desenvolvimento Social.
Leonardo Naves dos Reis
Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutor e mestre pelo Programa de pós-graduação do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP. Desenvolvimento de projeto sobre o perfil das vítimas e dos autores de casos de violência entre parceiros íntimos e também trabalhando na aplicação de métodos de análise quantitativa de dados. Foi Investigador de Polícia por 14 anos e atuou ainda como professor e coordenador em cursos sobre ciências forenses
Luiza Maria Bessa Rebelo
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (1976), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas RJ (1984) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), e é pósgraduada em Recursos Humanos e em Produção de Material para Educação a Distância. É professora Associado III da Universidade Federal do Amazonas (19782011). Foi Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Faculdade Martha Falcão,em 2012. Foi Diretora de Pesquisa/PROPESP, Diretora de Recursos Humanos e Próreitora de Planejamento da UFAM. Foi coordenadora administrativa de pós graduaçao lato sensu/FES da Universidade Federal do Amazonas (20082010). É professora de programas de lato sensu da Universidade Federal do Amazonas e foi vicediretoria eleita da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (20082012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Pólo Industrial de Manaus, estratégia, planejamento e controle da produção, formação de estratégias e administração pública. Avaliadora ad hoc das principais revistas de Administração e Engenharia de Produção, no Brasil. . Avaliadora ad hoc de cursos e institucional do INEP desde 2001. Professora da Faculdade Martha Falcão (AM) de fevereiro a dezembro de 2012 tendo sido responsável pelo Núcleo de Qualidade em Práticas Pedagógicas. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas de agosto/ a dezembro/2012, tendo atuado no Mestrado de Segurança Pública. Atualmente é DiretoraGeral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional
Márcio Rys Meirelles de Miranda
Professor universitário, Administrador e Advogado. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (1992) e em Direito pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (2002). Especialista em Engenharia de Produção (1993), Direito Penal/Processo Penal (2004) e Direito Processual Civil (2005) pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas/EBAPE/RJ (2008). Artigo científico publicado na The Law and Society Association intitulado Building New Curricula for Training Military Police Officers in the Brazilian State of Amazonas: The Virtues and the Limits of Ministry of Justice?s Guidelines (A Construção do Novo Currículo de Treinamento dos Oficiais da Polícia Militar do Amazonas: as virtudes e os limites das orientações do Ministério da Justiça), São Francisco, Califórnia, EUA (2011). Artigo científico publicado na Police Practice and Research: Internacional Journal (Prática de Polícia e Pesquisa: Revista Internacional) intitulado Professionalizing the Amazonas Military Police through training (Profissionalizando a Polícia Militar do Amazonas por meio de treinamento), Routledge. Londres, Reino Unido (2013). Citação de Artigo Científico publicado na Routledge. Londres, Reino Unido (2013) em publicação oficial do Banco Mundial (World Bank) em março de 2016 (Whashington, DC). Nomeado Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (20142016). Detentor da Medalha Legislativa Municipal do Mérito José Clemente Pereira, nos termos do Decreto Legislativo nº 1.585, publicado em 26 de outubro de 2013 da Câmara Municipal de Niterói Rio de Janeiro, recebida no dia 13 de dezembro de 2013. Detentor da Medalha "Grau Cavaleiro da Academia Brasileira de Medalhística Militar Abrammil", cadastrada no Exército Brasileiro com o Código B62 e Registrada no Ministério da Cultura com o nº 418.511 e Registro Abrammil nº 060/2014, recebida no dia 1º de agosto de 2014 no Rio de Janeiro. Detentor da Medalh
Consulte aqui o Calendário Acadêmico Atualizado
Apoio Capes
Apoio FAPEAM
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Periódicos da CAPES
Biblioteca Digital
Revista Brasleira de Pós-Graduação
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito
© Governo do Amazonas. Todos os direitos reservados.