UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
institucional
Docentes
> CORPO DOCENTE MPSP
- PERMANENTES
Andre Luiz Machado das Neves
Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva, na área de concentração em ciências humanas e saúde, pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialista em Psicologia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É Professor e pesquisador efetivo da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor do mestrado no programa de pós-graduação em segurança pública, direitos humanos e cidadania da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) da UEA. É líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDES) e pesquisador do Laboratório de Desenvolvimento e Educação da Faculdade de Psicologia da UFAM. Vice-presidente regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (Gestão 2018-2019). Atualmente segue três eixos distintos e interligados de pesquisa: o primeiro consiste nos estudos sobre corpo, gênero e sexualidade na educação, saúde coletiva e segurança pública. O segundo eixo, consiste no fato de buscar aprimoramentos e desenvolvimentos técnicos nas pesquisas sobre psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem. O terceiro eixo corresponde aos estudos sobre psicologia social e comunitária, na perspectiva dos direitos humanos, participação e ativismo.
Antonio Gelson De Oliveira Nascimento
Doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); é Mestre em População e Desenvolvimento Regional (UFAM) e Especialista em População pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); possui Licenciatura Plena em Letras (UFAM) e Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas / UFAM. Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coordenador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Cidadã (NEPAS) da SSP/AM. Também atuou como Consultor Técnico e Gestor de Estatística e Análise Criminal do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça - MJ. É professor permanente do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da UEA.
Davyd Spencer Ribeiro de Souza
Professor efetivo do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas - DCiS/UFAM e do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas - MPSP/UEA. Cursa o Doutorado em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atua na área da Sociologia e da Ciência Política, com ênfase nos seguintes temas: violência, criminalidade e segurança; direito, cidadania e justiça; política, democracia e meio ambiente. É membro do Grupo de Pesquisa Amazônia e Pensamento Contemporâneo; do Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Segurança Cidadã - GEPAS/UEA e do Grupo de Pesquisa Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia - Ilhargas/UFAM. Organizou e publicou, junto com Renan Freitas Pinto e Tenório Telles, a obra Teoria Crítica e Adorno: ideias em constelação. Realizou estancia de investigación comparada entre Brasil e México no Centro de Estudios Sociológicos de El Colégio de México - CES/COLMEX. (Texto informado pelo autor).
Flavia Melo da Cunha
Doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Mestre em Antropologia Social (Universidade Estadual de Campinas, 2008) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2002), onde atua como professora desde o ano de 2009. Dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Estudos de Gênero, Violência, Políticas Públicas e Fronteira na região amazônica do Alto Rio Solimões, tríplice fronteira de Brasil, Peru e Colômbia. Criadora e coordenadora do Observatório da Violência de Gênero no Amazonas (2012). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (Universidade do Estado do Amazonas). Foi pesquisadora visitante na Universidade Complutense de Madri/Espanha (2018-2019)
Izaura Rodrigues Nascimento
Doutora em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional (UnB/UFRR/Flacso), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1994) e mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Atualmente é Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, atuando no Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, no Mestrado em Direito Ambiental e em cursos de graduação da Escola Superior de Ciências Sociais -ESO. Tem experiência tambem nas seguintes áreas: docência superior em Relações Internacionais, Sociologia, Antropologia; em gestão de C&T e; experiência técnica na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: política ambiental, conservação ambiental e política de ciência e tecnologia.
Leonardo Naves dos Reis
Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Doutor e mestre pelo Programa de pós-graduação do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP-USP. Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) atuando no ensino de graduação, nos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina, ministrando disciplinas em saúde coletiva, epidemiologia e bioestatística. Na pós graduação, atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos com atuação também no Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. Tem realizado estudos relacionados à dinâmica da violência por parceiro íntimo, em especial no que se refere aos aspectos inerentes aos agressores sob as óticas da saúde, da psicologia e dos direitos humanos.
Marcilio Sandro de Medeiros
Doutor em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida em co-tutela pelo Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Desde 2006 é servidor/pesquisador assistente na área de saúde e ambiente onde coordena o Curso de Especialização em Saúde Ambiental e é docente/orientador do Mestrado de Condições de vida e situações de saúde na Amazônia (PPGVIDA) do Instituto Leônidas e Maria Deane. Atua nas seguintes subáreas da Saúde Coletiva: atenção à saúde dos povos dos campos, florestas e águas, vigilância da saúde ambiental, sistema de informação e magistério do ensino superior.
Maria Nazareth da Penha Vasques Mota
Doutora em Ciências Sociais - Política - na PUC de SP, 2011. Mestrado em Ciências Penais , 2002 - Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1986), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1973), Pós graduação em Gerëncia e Organização pela Universidade Estácio de Sá, Recursos Humanos para Saúde , pela Escola Nacional de Saúde Pública, Direito Público pela FGV- ISAE-AM, Direito Penal e Processual Penal pela Universidede Federal do Amazonas. Foi Coordenadora de Monografia, Coordenadora de Pesquisa e Extensão e Coordenadora do Curso de Direito do CIESA ,atuou como professora de 2000 até 2019, quando pediu desligamento, lecionando as disciplinas de Direitos Humanos, Prática Jurídica Penal, Legislação de Carreiras Jurídicas Públicas e Prática dos Juizados Especiais. Coordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas de agosto de 2011 até 8 de abril de 2013. Foi Vice-coordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da UEA, até 2016, , participou da Coordenação do Mestrado em Direito Ambiental . Professora Doutora do Mestrado em Direito Ambiental da UEA, tendo ministrado as disciplinas de Pesquisa Jurídica e Sociologia Jurídica, solicitou afastamento no ano de 2019. Colaborou como integrante do corpo docente do Mestrado em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da UEA. Atualmente ministra aulas no Curso de Direito da Faculdade Santa Tereza. É Promotora de Justiça do Estado do Amazonas aposentada. Atualmente é advogada.
Nathália França de Oliveira
Atua como docente na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Doutora em Saúde Coletiva, com área de concentração em Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem: Curso em Associação Ampla com Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Ecologia de Doenças Transmissíveis na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane/FIOCRUZ. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas.
Neuler André Soares de Almeida
Doutor em Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPGBIONORTE/UEA), na área de Biodiversidade e Conservação (2016). Mestrado em Economia do Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGE/PUCRS) na área de Desenvolvimento Econômico e Economia Regional (2012). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2009). Pesquisador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Economia (NEPE). Vice Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (GDERS).Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento e Crescimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiversidade; Biotecnologia; Inovação Tecnológica; Desenvolvimento Sustentável; Agricultura; Industria e Meio Ambiente.
Paulo César Diniz de Araújo
Administrador, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG, da Faculdade de Ciências Econômicas- FACE, do Departamento de Ciências Administrativas, do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (2010-2014). Doutor em Sociologia pela Faculdade de Letras- FLUP da Universidade do Porto-Portugal (2011-2014) em regime co-tutela. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Master Business Administration - MBA Team Management, em Desenvolvimento de Competências Gerências, pela Fundação Getulio Vargas/AM (2002). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Coordenador Local do Doutorado Interinstitucional - DINTER em Administração da Faculdade de Economia e Administração-FEA da Universidade do Estado do São Paulo-USP junto a Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Professor do programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Competências Gerências, Governança Corporativa, Comportamento Humano nas Organizações,Liderança e Trabalho em Equipe.
Raimundo Pereira Pontes Filho
Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas. Professor, exerce a docência desde 1996. É pesquisador de história da Amazônia e direitos socioculturais na região com livros publicados sobre esses temas, dentre os quais: Logospirataria na Amazônia, História do Amazonas, Vicio e criminalidade, Terceiro ciclo. Professor da Universidade Federal do Amazonas. Docente do Programa de Mestrado em Segurança Pública da Universidade do Estado do Amazonas. Servidor público do Estado do Amazonas. Presidiu o Conselho Penitenciário do Estado do Amazonas. Coordenou curso de graduação em Direito, em Instituição de Ensino Superior em Manaus-AM. Escreve frequentemente artigos para jornais, revistas e veículos eletrônicos de imprensa.
Roberto Gonzalez Duarte
Graduação em Psicologia (Universidade Federal de Minas Gerais - 1989), Mestrado em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais - 1997), Doutorado em Administração (Universidade de Cambridge, Inglaterra - 2001) e Pós-Doutorado (Universidade Erasmus, Holanda). Atualmente, é Professor Associado I do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 2) do CNPq. Áreas de interesse: negócios internacionais; gestão internacional; transferência de conhecimento; perspectiva da co-evolução.

Sâmia Feitosa Miguez
Cientista Social pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas nas disciplinas de Sociologia em Saúde, Antropologia Social, Fundamentos de Ciências Sociais e Saúde, Comunidade e Cidadania na Amazônia. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Saúde e Ambiente na Amazônia - NISA. Coordenadora da Instituição Receptora do DINTER CAPES IMS-UERJ/UEA. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4781-3140
Valmir Cesar Pozzetti
Doutor em Biodireito/Direito Ambiental pela Université de Limoges/França (título reconhecido pela Univ. Federal de Pernambuco). Mestre em Direito do Urbanismo e do Meio Ambiente, pela Université de Limoges, França (título reconhecido pela Universidade Luterana do Brasil). Bacharel em Direito pelo Centro Integrado de Ensino Superior da Amazônia/AM, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade São Luis/SP. Foi Conselheiro Estadual da OAB/AM no triênio 2016/2018. É Acadêmico Imortal da Academia de Ciências Contábeis do Amazonas. É Professor Adjunto da UFAM - Universidade Federal do Amazonas, ministrando disciplinas na graduação, no mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais. É Professor Adjunto da UEA - Universidade do Estado do Amazonas, ministrando disciplinas na graduação e no Mestrado em Direito Ambiental. É professor de Módulos de Curta duração da Escola da Magistratura do Amazonas - ESMAM, onde ministra a disciplinas Direito Agrário nos Cursos de Formação de Magistrados. Possui aprovação em Concurso Público para professor : - da UNIFAP - Univ. Federal do Amapá; da UFRR - Univ. Federal de Roraima; da UFAM - Univ. Federal do Amazonas, da UEA - Univ. do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Direito e Ciências Contábeis, com ênfase em Direito Ambiental, Direito Tributário, Direito do Trabalho, Direito Agrário, Biodireito e Direito Urbanístico, atuando principalmente no tema "Biossegurança, Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente"
Ygor Felipe Távora da Silva
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (2012). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Previdenciário pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (2013). Pós-graduado em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá (2018). Mestre em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

- COLABORADORES
Alfredo Wagner Berno de Almeida
Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista de produtividade CNPQ 1A, pesquisador sênior da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, professor nos seguintes Programas de Pós-graduação - Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Pós - Graduação, Cidadania e Direitos Humanos em Segurança Pública e na Pós Graduação mestrado interdiscplinar em Ciência Humanas na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas - UFAM e coordena os Projetos ?Cartografia da Cartografia Social: uma síntese das experiências? (UFAM /Fundação Ford); o projeto "Centro de Ciências de Saberes: experiencias de criação de Museus vivos na afirmação dos saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais" - MCTI/CNPQ/SECIS, realizado pela UEA em parceria com o Museu de Astronomia/MCTI; projeto ?Cartografia Social como Estratégia de Fortalecimento do Ensino e da Pesquisa Acadêmica: Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia e Projeto Mapeamento da Região Ecológica do Babaçu? (Fundação Ford) e o ?Projeto Nova Cartografia Social: Quilombolas do Brasil(SEPPIR/PNUD).? Trabalha principalmente com os seguintes temas: povos tradicionais,etnicidade, conflitos, movimentos sociais, processos de territorialização e cartografia social, Amazônia.
Edson Damas Da Silveira
É Procurador de Justiça no Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) desde 1998, onde ingressou em 1994 como Promotor de Justiça Substituto nas Comarcas de Caracaraí e Mucajaí. Foi Presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Estado de Roraima, Vice Presidente Regional da Confederação Nacional do Ministério Público, Corregedor Geral do Ministério Público de Roraima e Procurador Geral de Justiça por dois mandatos consecutivos. Atualmente coordena o Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos dentro do MPRR. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui também Mestrado e Doutorado em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Realizou estágio pós-doutoral em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - Portugal, estando atualmente desenvolvendo nova pesquisa de pós doutoramento junto ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). É Professor de direito da Faculdade Estácio Atual da Amazônia e Faculdades Cathedral de Boa Vista/RR. Atua também como professor colaborador do Mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), bem como Professor Efetivo do Mestrado em Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade do Estado de Roraima (UERR). Tem experiência nas áreas ambiental e indígena, com ênfase na abordagem plural da jusdiversidade e interlegalidade Amazônicas. Em razão do exercício profissional, atua também como mediador e conciliador de conflitos socioambientais na mesma região.
João Bosco Lopes Botelho
1972, Graduado em Medicina, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); 1973, Especialização Cirurgia de Cabeça e Pescoço, PUC-RJ; 1974, Especialização Estomatologia-Cancerologia, PUC-RJ; 1981, Doutorado, Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico- Facial, Universidade de Paris VI (Universidade Pierre et Marie Curie); 1994, Pós-Doutorado, Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico- Facial, Universidade de Paris VII (Universidade Denis Diderot); 1999, Livre Docência Otorrinolaringologia, Fundação Dom André Arcoverde (Rio de Janeiro); 2011, Doutor Honoris causa, Universidade Paul Sebatier, Toulouse; 2013, Membro da Academia Nacional de Cirurgia, França; 2014, Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 2018. Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, Escola Superior de Guerra, Ministério da Defesa
Julio Alfredo Racchumi Romero
Pós-doutor (2010) e doutor em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerias (2008). Foi pesquisador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da educação - CAEd/UFJF (2011-2015). Atualmente, é Professor efetivo do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Ceará. Atua, principalmente na analises e avaliação de políticas públicas, desenvolvendo pesquisas quantitativa o Governo de Estado de Minas Gerais nas áreas de educação, como também foi parte de equipe da pesquisa da Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família (AIBF) junto ao Ministério utilizando métodos de análise estatísticas, pesquisa de avaliação impacto de programas sociais e avaliação educacional em larga escala. Participou em pesquisas de avaliação de políticas públicas para do Desenvolvimento Social.
Consulte aqui o Calendário Acadêmico Atualizado
Apoio Capes
Apoio FAPEAM
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Periódicos da CAPES
Biblioteca Digital
Revista Brasleira de Pós-Graduação
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito
© Governo do Amazonas. Todos os direitos reservados.